Os segredos para começar bem os estudos de violão

Para baixar o material em PDF desse post, clique aqui.

Por onde começar?

O ponto de partida é saber que tocar violão é uma técnica, e não um dom.

Toda técnica pode ser aprendida, dependendo do método de quem ensina e da vontade de aprender e dedicação de quem quer aprender.

Você precisa saber que não é necessário horas de prática por dia pra conseguir aprender tocar suas primeiras músicas no violão em um tempo razoável, que pode ir de 1 a 3 meses, dependendo de quem estuda e do método utilizado.

Agora já entrando na parte prática você precisa saber o seguinte:

Qual violão escolher?

É melhor começar em um violão com cordas de nylon porque são mais macias.

Violões com corda de nylon tem as cordas de mais finas (as primas) feitas de nylon transparente, e as mais grossas são feitas de nylon revestido de cobre, que dá a impressão de serem de aço, mas não são.

Se você tem um violão com cordas de aço é possível trocá-las por cordas de nylon, o que não pode acontecer vice versa, ou seja, violões com corda de nylon empenam se colocarmos cordas de aço nele.

Pra começar, o preço do violão não importa, mas é importante que não tenha as cordas muito altas.

O que é preciso aprender primeiro?

Na maioria das vezes o violão é usado para acompanhamento musical, ou seja, para fazer base para alguém cantar ou para tocar junto com outros instrumentos, ajudando na base musical.

Sendo assim, é preciso saber que para fazer a base musical, o acompanhamento, é preciso dominar apenas 2 fatores da música:

1 – Acordes

2 – Ritmo

O que são acordes?

Para entendermos corretamente o que é um acorde precisamos entender o que é uma nota no violão.

Uma nota é um som tocado separadamente na escala do violão, uma das 7 notas musicais existentes, podendo ser natural, sustenido ou bemol.

Já um acorde é o conjunto de notas tocadas simultaneamente ou arpejadas.

Arpejo no violão é executado dedilhando ou palhetando as cordas.

Os acordes tem categorias e funções específicas, mas este assunto precisa ser abordado em outro artigo.

O que são ritmos?

A música acontece por meio de execução de notas em determinados pulsos ordenados, e essa pulsação é denominada ritmo. Todo barulho acontece em determinada frequência, e toda frequência representa uma nota musical, ou seja, tudo tem um tom, e tudo que pulsa na frequência audível, pode ser considerado uma nota musical.

Mas não todos os acordes e nem são todos os ritmos

O iniciante precisa dominar apenas alguns poucos acordes simples, que o farão tocar suas primeiras músicas no violão, e não se engane, existem belas músicas com apenas 2 ou 3 acordes. Então pra que complicar no início se podemos facilitar e tornar tudo mais agradável?

Já para os ritmos é preciso que o iniciante entenda como são executados e aprenda um ou no máximo dois ritmos iniciais.

Ciente de disso, e preciso esclarecer que praticar cerca de 30min diariamente é suficiente para uma boa aprendizagem. Tendo mais tempo disponível, é interessante fracionar o treino em blocos de 15 a 30min espalhados durante o dia, porque o rendimento e absorção motora será maior.

Sugestão de 2 acordes para uma pessoa iniciante treinar

Uma sugestão para iniciar de forma fácil e rápida é aprender e memorizar um conjunto de dois acordes e aplicá-lo em uma música, conforme explico no minicurso gratuito.

Sugestão de ritmo para uma pessoa iniciante treinar

Para ter um bom desempenho em pouco tempo sugiro começar pelo ritmo ¾, e colocá-lo em prática em uma música fácil.

O passo a passo para tocar uma música com dois acordes e ritmo ¾ eu descrevo no minicurso gratuito.

Após mais de duas décadas ensinando violão eu tenho certeza de que qualquer pessoa que siga esses passos e pratique alguns minutos diariamente consegue atingir um resultado em pouco tempo, portanto te desejo bons estudos e sucesso nessa nova jornada!

9 Comentarios

  1. Parabéns Mestre. Estou usando o seu método de ensino e já observo algumas evolução. Um forte e fraterno abraço e que Deus nos abençoe sempre !!!

  2. Minha maior dificuldade no violão é conhecer e praticar os ritmos, que na maioria não são devidamente explicados pelos professores. Gostaria de conhecer o valor do curso para aqueles que já conhecem e praticam violão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *